quinta-feira, 30 de abril de 2020

Confira entrevista com participação do presidente da SINCAL, Sr. Armando Mattiello

Especialistas do mercado de café falam sobre como aumentar a rentabilidade da lavoura em tempos de crise

Como manter a lavoura rentável em tempos turbulentos e incertos?

Como fazer com que o cafeeiro continue produzindo em quantidade e qualidade?

Essas são questões que certamente estão na mente dos produtores de café brasileiros atualmente.

Para discutir sobre esses questionamentos, Armando Mattiello, Fred Elias e Felipe Lemos, especialistas do mercado cafeicultor, se reuniram em um evento online gratuito.

A conversa ocorreu durante o evento “Encontro com Gigantes – Café: É possível aumentar produtividade e ainda reduzir custos?”.

O debate foi promovido pela Verde, empresa que produz o fertilizante K Forte®, no dia 28 de abril de 2020.

Sob a mediação do fundador e CEO da Verde, Cristiano Veloso, os palestrantes conversaram sobre como o consumo de café deve se manter mesmo em meio à crise atual e como os produtores precisam se adaptar para conseguir continuar produzindo e tendo rentabilidade.

Armando Mattiello, presidente da Associação dos Cafeicultores do Brasil (SINCAL), avaliou que o consumo do café deve se manter estável mesmo em meio à atual situação social e econômica, já que mesmo com a diminuição do consumo em cafeterias e outros locais, as pessoas ainda bebem café em casa.

Ele também falou sobre como os produtores devem ter o foco na rentabilidade da lavoura e é preciso que se tenha uma mudança de visão do mercado:

“Café não é commodity. Cada região tem um café com suas propriedades únicas, suas qualidades e características. Nós temos que fazer essa diferenciação de café pelas regiões e agregar valor. O Brasil produz não só um café, mas muitos cafés e é preciso investir nisso de um ponto de vista do marketing.”

Fred Elias, atual presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio-MG (ACARPA), também falou sobre a importância de ter o foco na rentabilidade da lavoura.

Para ele, é preciso ter um olhar atento ao que traz impactos sobre esse parâmetro e modificar o que for preciso, criando uma nova cultura:

“Criar uma cultura de sempre ser melhor, fazer as coisas melhores, ser mais motivado. O que é ser melhor? Gerar o melhor lucro possível. O lucro mede a satisfação dos seus clientes e beneficia todo mundo: clientes, funcionários, fornecedores e o próprio produtor.”

Entre as maneiras de se melhorar a rentabilidade, reduzindo os custos e aumentando os lucros, os especialistas destacam que é preciso estar disposto a utilizar medidas para que a lavoura seja mais eficiente, como podas, manejos de solo diferentes e novas tecnologias.

Outro ponto importante citado pelos especialistas é a valorização da produção nacional de café e dos insumos agrícolas nacionais, principalmente em tempos de variações cambiais constantes:

“Quem tá por dentro do mercado sabe a dificuldade que é trazer uma tonelada de adubo de fora”, diz Felipe Lemos, sócio proprietário da Cafex Consultoria Agronômica.

Felipe Lemos também falou sobre como os produtores devem se preparar para enfrentar as dificuldades trazidas pela crise: “Faça a sua lavoura produtiva, cuide bem do seu negócio, não se contente com o convencional, tenha pessoas boas ao seu lado”.

Armando Mattiello, além de presidente da SINCAL, é produtor de café em Guapé, município de Minas Gerais.

Formado em Engenharia Agronômica e com M.B.A. pela Fundação Getúlio Vargas, Armando tem mais de 40 anos de experiência na cafeicultura, sendo um nome de destaque entre os produtores de café do sul de Minas Gerais.

Fred Elias, que está como presidente da ACARPA, é empresário e produtor rural, Frederico é formado em Administração de Empresas pela Faculdade COC de Ribeirão Preto.

Além da experiência na agricultura, Frederico tem experiência na pecuária leiteira, na geração e comercialização de energia elétrica e na incorporação imobiliária.

Já Felipe Lemos, além de atuar na Cafex Consultoria Agronômica, tem formação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Lavras e em Engenharia Agronômica e Manejo do Solo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

Especialista em cafeicultura, Felipe Lemos possui experiência em consultoria e gestão tecnológica de culturas de café.

A conversa com Armando Mattiello, Fred Elias e Felipe Lemos pode ser vista na íntegra a seguir:


No dia 30 de abril, às 17h00h, a Verde promove o evento "Encontro com Gigantes - Crédito para o Agro: O que muda no cenário atual?".

Os convidados são Jonatas Couri, sócio-fundador da Leaf Capital Partners; Marina Fusco Piccini, fundadora da AgroSchool; e Renato de Souza Barros Frascino, líder em agronegócio do Grupo Gaia Agro Securitizadora S.A.

A participação é online e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.kforte.com.br/encontrocomgigantes/.

Se preferir, você poderá participar pelo telefone. As informações detalhadas serão enviadas após a inscrição.

Sobre o autor: Cristiano Veloso é fundador e CEO da Verde Agritech Plc (“Verde”), mineradora inglesa listada na Bolsa de Valores de Toronto. Tem ampla experiência e conhecimento nos setores agrícola e mineral. Cristiano é especialista em Sustainable Business Strategy pela Harvard Business School, mestre em Direito pela University of East Anglia e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. A frente da Verde, Cristiano lidera uma empresa inovadora cujo propósito é melhorar a saúde das pessoas e do Planeta.